O Pentacam-AXL da Oculus é um tomógrafo 3D, uma avançada ferramenta de avaliação e diagnóstico da córnea e segmento anterior. Ele utiliza a tecnologia de obtenção de imagens Sheimpflug e é capaz de obter 138 mil pontos de elevação real da córnea em apenas 2 segundos de exame. O modelo anterior do Pentacam obtém 25mil pontos.
Avaliações prévias à cirurgia refrativa e de catarata podem ser realizadas de forma segura e com vários parâmetros numéricos que auxiliam na avaliação do risco e do prognóstico cirúrgico. Este exame é de extrema importância para o cálculo e programação das lentes intraoculares , assim como suas indicações.
Há várias indicações para sua realização, uma importante utilização é na avaliação do padrão de astigmatismo. Essa avaliação leva em conta a topografia e os mapas de elevação anterior e posterior, bem como o mapa paquimétrico e sua progressão para avaliação da presença e/ou risco de ectasia corneana.
A utilização dos achados tomográficos da avaliação sheimpflug são úteis em avaliações morfológicas, bem como na geração de parâmetros de volume e de profundidade da câmera anterior e do ângulo do seio camerular, dados importantes para avaliação do glaucoma. Há inúmeras indicações e utilidades adicionais para esta tecnologia.
O exame é rápido, indolor, sem contato e confortável, exigindo do paciente apenas a fixação ocular para captura das melhores imagens. Em alguns casos selecionados há dilatação de pupilas.
– Suspender a lente de contato pelo menos 3 dias antes do exame para lentes descartáveis, 7 dias para lentes gelatinosas de uso diário e 15 dias para lentes de contatos rígidas ou gás permeáveis. Se o tempo de suspensão da lente de contato não for respeitado, pode-se ter um mapa topográfico que não corresponde à realidade, influenciando no resultado da refração e de uma eventual cirurgia.
Copyright © 2019. Desenvolvido por Upplay Soluções em Comunicação.