Experimente novas formas

de enxergar a vida

Keratograph 5M

Imagem do aparelho Keratograph 5M

O exame feito através do Keratograph 5M, equipamento oftalmológico de última geração, é um dos mais precisos na avaliação de uma série de doenças, sendo uma delas a Síndrome de Olho Seco. Entre as possibilidades que esse aparelho dá, estão a avaliação da qualidade e estabilidade da lágrima, bem como da saúde das glândulas de Meibomius. O Hospital de Olhos Ophtalmocentro, de Caxias do Sul, é o primeiro e único a contar com a tecnologia do Keratograph 5M em todo o estado do Rio Grande do Sul.

O que é o Keratograph 5M?

O topógrafo Keratograph 5M é um equipamento oftalmológico de última geração que fornece imagens, vídeos e gráficos da superfície ocular. Através da sua câmera colorida de alta resolução e de seu software inteligente, ele proporciona ainda a análise dos dados coletados e a documentação dos achados de forma confiável. Ele possui vários usos, como a avaliação da hiperemia conjuntival e a adaptação de lentes, porém, é mais comumente utilizado para a avaliação mais precisa dos quadros de Olho Seco.

O que é a Síndrome do Olho Seco?

A Síndrome do Olho Seco, em síntese, é uma doença que se caracteriza pela falta de lubrificação adequada do olho. O Olho Seco do tipo evaporativo, que afeta oito em cada dez pacientes que possuem essa doença, se caracteriza pela disfunção das glândulas de Meibômio, que são as encarregadas pela produção da parte oleosa (lipídios) da lágrima, responsável por dificultar sua evaporação.

Seus sintomas incluem a fadiga nos olhos ao utilizar telas, como computadores, celulares, tablets e televisores, sensação de areia nos olhos, vermelhidão, coceira ou irritação ocular, sensibilidade à luz e visão embaçada, além de ressecamento nos olhos ao acordar em ambientes com ar condicionado, dificuldade no uso de lentes de contato e facilidade para contrair inflamações oculares.

Entre suas principais causas estão o uso de telas de forma recorrente ou em excesso, o uso de lentes de contato, de medicamentos como anti-histamínicos, diuréticos, benzodiazepinas, analgésicos, anticonceptivos e antidepressivos, além das doenças autoimunes e problemas dermatológicos. Influenciam para o desenvolvimento da doença, também, a idade, o gênero (afeta mais mulheres) e a menopausa.

Alguns tratamentos são possíveis para amenizar o problema. Um dos principais deles é feito através do aparelho E-Eye, que utiliza pulsos de luz para fazer as glândulas obstruídas ou inativas retomarem sua função.

Como o Keratograph 5M funciona na análise da Síndrome do Olho Seco?

O Keratograph 5M proporciona uma avaliação precisa das causas e da gravidade do Olho Seco. Através de seus mecanismos, ele pode analisar a qualidade e quantidade do filme lacrimal, documentar a camada lipídica das lágrimas, além de avaliar a saúde das glândulas de Meibomius – fatores diretamente ligados ao desenvolvimento do Olho Seco. O aparelho proporciona ainda as comparações, que mostram de forma clara o progresso do tratamento contra a doença.

A análise da qualidade e estabilidade do filme lacrimal ocorre por meio da medição do tempo de rompimento do filme lacrimal. Essa análise dura menos de 30 segundos e ocorre de forma não invasiva. No que se refere à quantidade da lágrima, o Keratograph 5M atua fotografando a pálpebra inferior a fim de medir a altura do menisco lacrimal, o que expõe sua dimensão.

O aparelho documenta a camada lipídica (oleosa) das lágrimas por meio de uma série de técnicas de medida e análise, baseado em fenômenos ópticos de interferência (a interferometria). Uma camada lipídica saudável e espessa é colorida e evita que as lágrimas evaporem rapidamente. Se a camada de lipídios não é suficiente, a lágrima irá evaporar, comprometendo a visão.

Através de seus recursos avançados, o Keratograph 5M tem a capacidade de avaliar de forma direta como está a saúde das glândulas de Meibomius. Essa glândula, quando saudável, produz os óleos complexos (lipídios), que não permitem a evaporação das lágrimas, mantendo a lubrificação do olho. A disfunção dessas glândulas é um dos fatores causadores do Olho Seco.

Não perca de vista

as melhores coisas da vida

Open chat