FIQUE POR DENTRO DO

UNIVERSO DA OFTALMOLOGIA

Tudo sobre cirurgias refrativas

Homem branco, usando uma camiseta branca, na frente de um fundo claro, com um par de óculos posicionado em frente ao seu rosto, como se fosse coloca-los.
11 agosto, 2020

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 35 milhões de brasileiros sofrem de algum problema de visão, número que corresponde a 17% de toda a população brasileira. Dentro desse relevante número, alguns dos casos mais comuns são pessoas com patologias refracionais, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Quando esses problemas existem e são identificados, muitas vezes se recorre ao uso de óculos e/ou lente de contato. No entanto, para quem procura a resolução desse problema, existe a possibilidade de fazer uma cirurgia refrativa. Leia o nosso artigo e entenda o que você precisa saber sobre o assunto!

O que é a cirurgia refrativa?

A cirurgia refrativa é um procedimento médico oftalmológico que tem o objetivo de corrigir problemas relacionados à refração, como a hipermetropia, miopia e astigmatismo, tornando desnecessário, assim, o uso de óculos ou de lentes de contato. Esses erros refrativos ocorrem quando o feixe de luz que entra no olho é desviado, chegando desfocado na retina do paciente, causando a falta de nitidez na visão.

Quem pode fazer a cirurgia refrativa?

Geralmente a cirurgia é indicada para maiores de 18 anos, que possuam problemas de refração – como miopia, hipermetropia e astigmatismo (quando o grau for muito pequeno, a cirurgia é contraindicada) – que não tenham doenças oculares (principalmente as de córnea) ou sistêmicas que possam gerar problemas na cirurgia e que não estejam em período de gestação ou amamentação.

Quais são as técnicas utilizadas na cirurgia refrativa?

Atualmente, existem uma série de técnicas possíveis para se fazer a cirurgia refrativa. Entre elas estão a Ceratectomia Fotorrefrativa, mais conhecida como PRK; a Laser Assisted in Situ Keratomileusis, ou Lasik; a Famto-Lasik e a Wavelight® Ex500 – Excimer Laser. Trataremos mais a fundo sobre cada uma desses métodos.

PRK

O PRK é feito através da raspagem da camada mais superficial da córnea, retirando-se o epitélio. Depois de feita essa etapa, aplica-se o laser na região exposta para modificar seu formato. O procedimento tem como vantagem a simplicidade, mas seus primeiros dias de recuperação são considerados mais desconfortáveis do que os dos outros métodos.

Lasik

A Lasik é feita através de um corte com uma lâmina na córnea, onde se faz um flap, retirando-se a “tampa” da córnea. Depois de feito o flap, é aplicado o laser na camada mais interna da córnea, para modificar o formato e melhorar a visão. Em seguida, reposiciona-se o flap novamente.

Famto-Lasik

A Femto-Lasik é semelhante à Lasik, no entanto, é feito com um laser de femtosegundo ultrarrápido. Nesse método, não existe a necessidade do uso do bisturi, o que torna o procedimento mais seguro e menos invasivo. Depois de feito o flap, um laser remodela o tecido subjacente da córnea, melhorando a visão.

Wavelight® Ex500 – Excimer Laser

O Wavelight® Ex500 – Excimer Laser é um dos melhores equipamentos de cirurgia refrativa, por conta da sua precisão, rapidez e qualidade de resultados. Ele proporciona um procedimento personalizado, que trata os problemas de cada paciente de forma singular. Pelo fato de ter uma tecnologia avançada, ele garante uma precisão milimétrica, seguindo os movimentos involuntários do olho, fazendo o laser atingir o local exato e esculpindo a córnea com precisão.

Qual o valor da cirurgia refrativa?

O valor das cirurgias costuma variar de acordo com a clínica, o profissional e o caso do paciente. Na cirurgia refrativa, além dessas variações, o preço ainda dependerá da técnica utilizada. Por isso, indica-se que seja feita uma consulta de avaliação, que terá a finalidade de analisar o caso, as possibilidades e, a partir disso, determinar o valor.

No nosso blog você confere novidades sobre exames e cirurgias oftalmológicas e conhece as mais recentes tecnologias do universo da oftalmologia. Além disso, temos muitas novidades e dicas para contribuir com a sua saúde ocular e fazer você enxergar a vida como ela deve ser.

Buscar no blog

Assine a Newsletter

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]

Não perca de vista

Open chat