Topografia Corneana

Topografia Corneana
O que é Topografia Corneana?
Este exame avalia a curvatura da córnea. O exame de topografia corneana consiste na captura da imagem do reflexo de múltiplos anéis concêntricos de luz projetados na superfície da córnea (ceratoscopia). Os dados ficam gravados na unidade e podem ser comparados com exames anteriores e posteriores, gerando mapas diferenciais, permitindo avaliar o efeito de uma cirurgia ou a evolução de uma doença.

Indicações:
A topografia corneana é indicada para avaliar a curvatura da córnea no pré-operatório de cirurgia de catarata, transplante de córnea, cirurgias de miopia, hipermetropia e astigmatismo, pterígio e outras. Em caso de doenças evolutivas da córnea (como ceratocone), em que há aumento gradativo da sua curvatura, o exame é indicado de forma seriada, para permitir graduação da evolução. Para a utilização de lentes de contato também é importante monitorar a curvatura corneana antes, durante e depois do uso (para pacientes com anos de uso), pois qualquer tipo de lente, seja gelatinosa ou rígida, pode gerar distorção corneana.

Orientações:
- Suspender a lente de contato pelo menos 3 dias antes do exame para lentes descartáveis, 7 dias para lentes gelatinosas de uso diário e 15 dias para lentes de contatos rígidas ou gás permeáveis. Se o tempo de suspensão da lente de contato não for respeitado, pode-se ter um mapa topográfico que não corresponde à realidade, influenciando no resultado da refração e de uma eventual cirurgia.