CERATOCONE

CERATOCONE
Ceratocone
O olho humano possui duas lentes naturais que têm como função projetar uma imagem nítida na retina, que é a tela onde as imagens são captadas e transmitidas ao cérebro. A lente mais externa é a córnea. Qualquer distorção ou irregularidade da córnea induz a uma diminuição da qualidade da imagem que chega a retina, provocando baixa qualidade visual.
Ceratocone (Cerato = córnea + Cone = forma cônica) é uma doença não inflamatória da córnea em que há uma desestruturação do colágeno corneano, resultando num afinamento progressivo da córnea que tem como consequência uma protrusão e deformação da sua estrutura. A córnea torna-se progressivamente mais fina e irregular e vai perdendo sua capacidade de projetar imagens nítidas na retina.
À medida que a córnea vai se tornando afinada e curva, o paciente percebe uma baixa da acuidade visual que pode ser moderada ou severa, dependendo da quantidade do tecido corneano afetado.


Como se faz o diagnóstico de Ceratocone?
A identificação do Ceratocone moderado ou avançado é razoavelmente fácil. Geralmente, pacientes com Ceratocone têm modificações nas prescrições dos seus óculos em curtos períodos de tempo e os óculos ou lentes de contato já não fornecem uma correção visual satisfatória.
Os pacientes com essa patologia queixam-se de visão borrada e distorcida tanto para longe quanto para perto. Alguns também referem halos em tornos das luzes e fotofobia (sensibilidade anormal à luz).
A tomografia de córnea realizada pelo PENTACAM-HR 3D é o exame com maior avanço tecnológico para diagnosticar e acompanhar o desenvolvimento do Ceratocone. O Dr. Marcelo Paglioli vem usando essa ferramenta diagnóstica em sua clínica para auxiliar seus pacientes no diagnóstico preciso e na indicação do tratamento da doença.


Opções de tratamento:
Quando a opção dos óculos e das lentes de contato especiais já não produzem uma qualidade de visão satisfatória ao paciente, devido ao seu avançado Ceratocone, podemos lançar mão de outras opções de tratamento. Veja a seguir:

O Cross Linking de Colágeno Corneano Rápido (AVEDRO)
Avedro – Cross Linking rápido -  é um tratamento de primeira linha utilizado em pacientes que sofrem de ceratocone.  Esse procedimento é realizado em poucos minutos e tem o objetivo de estabilizar e fortalecer a córnea, impedindo ou retardando a progressão do ceratocone nas fases iniciais da doença.

• Como funciona:
Gotas de Riboflavina são aplicadas à córnea que, em seguida, é exposta à luz ultravioleta. Esse tratamento consiste em aumentar o número de ligações entre as fibras de colágeno da córnea doente, criando uma estrutura mais rígida.
O Avedro torna a córnea mais forte. Estudos realizados mostram uma estabilização da progressão em até 95% dos casos.
O procedimento é realizado em bloco cirúrgico com o paciente deitado, sob anestesia tópica (uso de colírio anestésico) e é indolor.

• O Cross Linking também pode ser associado ao implante de anéis intracorneanos realizado com Laser de Femtosegundo e também tratar outras doenças corneanas, que necessitem a estabilização através de seu enrijecimento.